Existem diversos métodos de avaliação para descobrir quanto vale a sua empresa. Mas a verdade é: não importa o método utilizado, pois o valor da empresa correto é o que os investidores de fato pagam por ela, simples assim! A diferença entre o que achamos que vale e o que se paga é a mesma entre “problem-solution” e “product-market” fit. E esse valor é proporcional ao seu nível de business model fit, ou validação do modelo de negócio da sua empresa.
Sabemos que não adianta, como empreendedor, ter todas as soluções definidas em um Canvas sem validação do mercado. No caso de uma captação, devemos usar 4 ou 5 metodologias de avaliação para termos um intervalo bem ajustado, mas a correta será a que o mercado de fato acreditar e estiver disposto a “consumir” o capital da sua empresa.
Ação ou título conversível também é um produto, afinal de contas. Veja o caso da We Work. Não basta ter um negócio excelente e validado no mercado. O produto ação requer governança, credibilidade e, principalmente, perspectiva de resultados no futuro previsível. Até em um IPO, caso a precificação esteja errada, os investidores não participam.
Para tanto, é importante ter uma boa noção das transações que ocorrem no mercado de venture capital no Brasil e no Mundo para ter os comparáveis bem definidos. Comparáveis são os múltiplos financeiros e econômicos das transações recentes de empresas similares. É verdade que cada caso é um caso, mas é necessário ter um parâmetro de comparação.
Interpretar os potenciais múltiplos de saída do investimento em futuras operações de fusões e aquisições (M&A) no mundo todo e em eventual precificação da empresa ao listar em bolsa (IPO) é um fator determinante na definição da avaliação atual do negócio.
No evento Rio Startup Valuation Forum, organizado pela Confiance em 2018 na Bolsa do Rio, investidores anjos, fundos de venture capital, investidores tradicionais, Eq Seed – uma das maiores plataformas de investimento online do país, BNDES e CVM estiveram presentes para discutir as formas de avaliação mais utilizadas para se calcular quanto vale uma empresa..
Durante o evento, estratégias de saída também foram apresentadas no mercado de tecnologia mundial, com a apresentação da CORUM Group, e no mercado de M&A no Brasil com a apresentação da Focal Capital.
Assista agora ao vídeo para saber mais!
Disclaimer
As sociedades empresariais de pequeno porte e as ofertas apresentadas nesta plataforma estão automaticamente dispensadas de registro pela Comissão de Valores Mobiliários – CVM. A CVM não analisa previamente as ofertas. As ofertas realizadas não implicam por parte da CVM a garantia da veracidade das informações prestadas, de adequação à legislação vigente ou julgamento sobre a qualidade da sociedade empresarial de pequeno porte. Antes de aceitar uma oferta leia com atenção as informações essenciais da oferta, em especial a seção de alertas sobre riscos.
O investimento em pequenas empresas (startups) ou projetos envolve elevados riscos financeiros. É fundamental a diversificação dos investimentos para que haja minimização dos riscos e apenas uma pequena parcela dos investimentos deve ser em projetos ou empresas de pequeno porte. Ao investir numa plataforma de investimentos participativo, você correrá o risco de perder parte ou todo o dinheiro investido nas empresas ou projetos. Não há qualquer garantia de retorno do investimento efetuado. Somente invista em negócios publicados na nossa plataforma se você possui conhecimento suficiente para entender esses riscos e para tomar suas próprias decisões de investimento.
Veja o nosso Termo de Ciência de Risco, que acompanha nossos contratos coletivos de investimento antes de tomar uma decisão de investimento.
Confiance Invest é uma plataforma de investimento autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), de acordo com Ato Declaratório nº 18142, de 8 de outubro de 2020, publicado no D.O.U. de 14/10/2020.
© Confiance Invest
Site produzido por Tuiuiú Comunicação