Valuation: quanto vale a minha empresa?

Compartilhe:

Existem diversos métodos de avaliação para descobrir quanto vale a sua empresa. Mas a verdade é: não importa o método utilizado, pois o valor da empresa correto é o que os investidores de fato pagam por ela, simples assim! A diferença entre o que achamos que vale e o que se paga é a mesma entre “problem-solution” e “product-market” fit. E esse valor é proporcional ao seu nível de business model fit, ou validação do modelo de negócio da sua empresa.

Sabemos que não adianta, como empreendedor, ter todas as soluções definidas em um Canvas sem validação do mercado. No caso de uma captação, devemos usar 4 ou 5 metodologias de avaliação para termos um intervalo bem ajustado, mas a correta será a que o mercado de fato acreditar e estiver disposto a “consumir” o capital da sua empresa.

Ação ou título conversível é um produto

Ação ou título conversível também é um produto, afinal de contas. Veja o caso da We Work. Não basta ter um negócio excelente e validado no mercado. O produto ação requer governança, credibilidade e, principalmente, perspectiva de resultados no futuro previsível. Até em um IPO, caso a precificação esteja errada, os investidores não participam.

O que você deve saber antes de realizar o valuation

Para tanto, é importante ter uma boa noção das transações que ocorrem no mercado de venture capital no Brasil e no Mundo para ter os comparáveis bem definidos. Comparáveis são os múltiplos financeiros e econômicos das transações recentes de empresas similares. É verdade que cada caso é um caso, mas é necessário ter um parâmetro de comparação. 

Interprete os resultados

Interpretar os potenciais múltiplos de saída do investimento em futuras operações de fusões e aquisições (M&A) no mundo todo e em eventual precificação da empresa ao listar em bolsa (IPO) é um fator determinante na definição da avaliação atual do negócio.

Saiba onde buscar informações 

No evento Rio Startup Valuation Forum, organizado pela Confiance em 2018 na Bolsa do Rio, investidores anjos, fundos de venture capital, investidores tradicionais, Eq Seed – uma das maiores plataformas de investimento online do país, BNDES e CVM estiveram presentes para discutir as formas de avaliação mais utilizadas para se calcular quanto vale uma empresa.. 

Durante o evento, estratégias de saída também foram apresentadas no mercado de tecnologia mundial, com a apresentação da CORUM Group, e no mercado de M&A no Brasil com a apresentação da Focal Capital. 

Assista agora ao vídeo para saber mais!

Veja mais...

CONTINUE ATUALIZADO

Deixe seu nome e email e receba nosso conteúdo periodicamente